Europe Travel

Herat, Afeganistão – Weblog de viagens de Rick Steves

Com a queda do Afeganistão, tenho refletido sobre minhas experiências de viagem lá como um mochileiro de 23 anos na “Trilha Hippie” de Istambul a Kathmandu. Ontem e hoje, é uma terra pobre, mas formidável, que as potências estrangeiras não entendem e insistem em subestimar.

Nesta entrada de diário de 1978, me acompanhe enquanto exploro Herat, a principal cidade no oeste do Afeganistão.

Domingo, 30 de julho de 1978: Herat

Um sonho me acordou às 7h30 e às 8h15 desisti de tentar voltar a dormir. No restaurante, comi dois ovos fritos, iogurte e uma panela de chai preto. Depois de limpar as lentes da minha câmera, Gene e eu partimos para ver Herat.

Primeiro, tínhamos dois negócios – trocar dinheiro e comprar passagens de ônibus. O banco period realmente algo. Demorou quase uma hora para trocar meus $ 100, mas apenas sentar lá assistindo o processo bancário afegão foi interessante. Vi malas de afegãos esfarrapados, membros da tribo chegando com cinco ou seis notas de $ 100 (tenho medo de imaginar onde eles as conseguiram), um guarda uniformizado com uma baioneta longa o suficiente para cinco ou seis ladrões de banco e um prédio maltrapilho e atmosfera. Eu tinha 3.858 afegãos vindo até mim. Primeiro o cara me deu 3.000. Eu disse “mais” e ele me deu 800. “Mais” e ganhei mais 50 afeganis, e então pedi e recebi os últimos 8 afeganis.

Em seguida, Gene e eu reservamos uma viagem de ônibus para Cabul na altamente recomendada empresa de ônibus Qaderi. A viagem de 800 quilômetros custou apenas US$ 5 ou 200 afegãos. Com sorte, conseguiremos nossos lugares e não haverá trapaça.

Estávamos livres para divagar. Eu tinha uma Fanta, coloquei a lente de zoom e entrei em ação em uma rua lateral de sonho cheia de táxis puxados por cavalos floridos coloridos, artesãos ocupados, barracas de frutas e poeira. Cada homem que passava parecia algo saído de um pôster de viagem. Olhos fortes e poderosos por trás de rostos curtidos pelo tempo. Barbas poéticas ao vento, longas e ralas, e turbantes como cobras enroladas protetoramente em volta da cabeça. Velhas totalmente cobertas por roupas parecidas com sacolas carregavam crianças e gritavam, estranhamente, por fotos. Disparei quase um rolo inteiro e, com alguma sorte, devo ter algumas fotos maravilhosas.

Nós nos afastamos do centro principal chegando a uma área residencial empoeirada e agitada com a atividade. As pessoas estão tão orgulhosas e não há ninguém que não seja muito digno de ser fotografado. Todo mundo estava fazendo sinal para que viéssemos, exceto aqueles que eram orgulhosos demais para nos reconhecer. Eu realmente não sabia como as pessoas nos aceitavam pessoas estranhas, de calças curtas, pele clara, estômago fraco e fininhas que vinham ao mundo deles para ficar boquiabertos, tirar fotos e comprar lixo para levar para casa e dizer a todos como period barato . Não pude deixar de sentir que nós, turistas curiosos, envelhecemos para essas pessoas orgulhosas e resistentes que trabalham tanto e vivem com tanta simplicidade.

Houve incontáveis ​​momentos e cenas que brilharam para sempre em minha mente, uma imagem do Afeganistão. Matamos uma sede merciless e dividimos uma melancia na sombra antes de seguir em frente.

Um pouco cansados, voltamos para o nosso adorável resort, comemos um prato de batatas, uma tigela de sopa e um pouco de chai (chá) e subimos para tomar um banho e tirar uma soneca. Estamos realmente vivendo bem agora, para variar. Eu troquei aqueles $ 100 e é tão bom gastar dinheiro quando você quer e não se preocupar.

Agora voltamos para o sol. A temperatura da tarde ainda estava fervendo e de vez em quando enfiávamos a cabeça na torneira. Depois de enviar nossos cartões postais, verificamos uma fileira de tecelões de tecido. Homens trabalhadores operavam incansavelmente esses engenhosos teares primitivos. Bastante interessante de testemunhar. Então, fazendo um amplo círculo, chegamos à grande mesquita, verificamos e nos encontramos em um bairro de lojas muito vendidas.

Um cara pseudo-amigável me pegou pela mão e me levou até sua loja, e antes que eu percebesse, eu estava vestindo as maravilhosas calças largas brancas, camisa e turbante da população native e barganhando loucamente. Eu estava determinado a reduzi-lo de 500 para meu teto de 152 afegãos. Quase consegui, mas fiquei surpreso quando ele me deixou ir embora de mãos vazias, um pouco triste também. Eu quero aquelas roupas legais, largas e discretas e talvez, se eu conseguir engolir meu orgulho, eu volte amanhã e as pegue.

Como correr o desafio, entramos e saímos das lojas de volta ao nosso resort. Eu tentei e não consegui uma linda pele de vison barata. Eu ofereci 200 afeganis por um emocionante chapéu de raposa afegã e acabei comprando e orgulhosamente trabalhei um cara de 600 afeganis para 40 cada por três bolsinhas bem bordadas. Não comprei nenhum suvenir em dois meses de viagem – agora acho que abri as comportas.

De volta ao resort, Gene pegou o pedaço de haxixe que comprou e decidi que aquele seria o momento e o native em que eu perderia minha “virgindade da maconha”. Eu nunca fumei um cigarro e fumar maconha sempre me afastou, digamos assim, porque é sempre um objeto de pressão social e eu nunca me sentiria confortável em fazê-lo porque todo mundo em uma festa estava fazendo isso e eu period o único um “quadrado”. Esse tipo de pressão e a cena traditional em torno do consumo de maconha reforçaram minha determinação de ficar longe da erva daninha. Mas isso period diferente.

No Afeganistão, o haxixe é parte integrante da cultura. É tão inocente quanto vinho no jantar na América. Se alguma vez eu tivesse essa experiência, não seria em um dormitório escuro na UW com um monte de gente que eu não respeitava. Eu nunca poderia me sentir bem com isso.

Gene e eu conversamos sobre maconha e haxixe por cerca de três horas no ônibus depois que saímos de Istambul. Decidi que, se me sentisse bem com toda a situação, gostaria de fumar um pouco de haxixe no Afeganistão. Bem, aqui estou em Herat, me sinto ótimo e amo esta cidade. Conseguimos cerca de meio dominó de haxixe puro por 40 afegãos (US$ 1). Period tão macio que precisava ser cortado com uma faca.

Na sala, Gene misturou com um pouco de tabaco e empilhou o produto em um cachimbo de madeira reto e engraçado que pegamos. Ele deu uma tragada – imediatamente comentando: “Coisa boa”. Suguei sem saber o que esperar e esperando não ficar com a boca cheia de cinzas. Não gosto de fumar, mas, além disso, não havia nada de repulsivo nisso. Nem cheirava mal a maconha. O único problema foi que nada aconteceu. Eu tinha fumado o suficiente, mas as corridas virgens geralmente são improdutivas. Foi bom de qualquer maneira – eu tinha feito isso.

Saímos para passear. Indo de loja em loja muito casualmente. Misturar-se com as pessoas, bisbilhotar as lojas e apenas bisbilhotar. Este lugar é pequeno, mas realmente não importa, porque nenhuma rua é a mesma se você passar por ela uma segunda ou terceira vez.

Para o jantar, sentamos do lado de fora do restaurante, pois havia um casamento especial esta noite no grande salão. Tivemos um prato de muitos vegetais diferentes com muita carne regada por chá por US $ 1. 50 cada.

No andar de cima fumamos mais um pouco e tomamos um banho frio. Desta vez, senti uma pequena mudança. Certas cores e objetos eram mais picantes. As coisas tinham uma vantagem vibrante que eu não sabia que period uma opção. Eu estava muito relaxado e a luminária em nosso teto parecia uma grande vela inspirando e expirando. Mas eu ainda não estava muito chapado.

No andar de baixo, o grande casamento havia começado, e o pai da noiva apertou minha mão orgulhosamente dando as boas-vindas a Gene e a mim e nos sentamos ao lado da pequena banda afegã ouvindo a música emocionante e vendo as mulheres dançarem. Todo mundo period bastante formal, os homens estavam em uma sala, as mulheres na outra, e o carro decorado esperava estacionado do lado de fora.

Agora demos um passeio noturno. Carruagens com tochas avançavam pela escuridão, homens carregavam lanternas, lojistas e trabalhadores agachados em volta da sopa e do pão, muitos afegãos estavam chapados ou chegando lá, estava fresco e, como sempre, o vento uivava. A noite foi uma grande experiência e nós vagamos.

Depois de um pequeno melão, revisando o casamento mais uma vez, um banho frio com os lençóis e fazendo uma bela cama molhada, comentamos como foi um bom dia hoje e, ansiosos pelo amanhã e enrolados em lençóis molhados, fomos dormir .

(Esta é a entrada do diário nº 2 de uma série de cinco partes. Fique ligado para outro trecho amanhã, enquanto eu, de 23 anos, me aventuro mais fundo em Herat.)