UK Travel

Fiquei numa favela no Rio

Algumas postagens neste site contêm links de afiliados. Se você reservar ou comprar um pouco por meio desses links, eu proveito uma pequena percentagem (sem dispêndio extra para você). Dê uma olhada no meu política de Privacidade Para maiores informações.

Hospedagem na Favela da Rocinha Rio de Janeiro

Eram três da manhã. Eu estava deitado acordado no meu beliche em um pequeno quarto de albergue que ainda cheirava a tinta fresca. As marteladas e os gritos do lado de fora da porta que me tiraram violentamente do sono tiveram uma pausa momentânea. Logo, outro grito em português — presumo que um aviso — e a porta voou das dobradiças com um estrondo.

Em retrospecto, permanecer em uma favela no Rio de Janeiro provavelmente não foi a melhor teoria que já tive. Mas estávamos desesperados, as tarifas eram baratas, e eu tinha uma nascente muito confiável (a termo de uma pequena que eu mal conhecia) que o recém-inaugurado Hostel Rocinha na favela “menos suspeita” do Rio “era para ser muito seguro”.

Foi durante a Despensa do Mundo de 2014, e muito no final de uma viagem de mochila que tinha queimado quase todo o moeda da minha conta bancária. Os hotéis em todo o Rio estavam lotados, os albergues tinham inflacionado seus preços em dez vezes, e não tínhamos onde permanecer. Até que uma pequena aleatória que conhecemos nos contou sobre um novo albergue. Estava disponível, era atingível e parecia muito perfeito… exceto pela segmento da favela.

Fiquei em uma favela no Rio - Veja o que aconteceu!
Grafites levemente presunçosos da Despensa do Mundo no Rio

Quão ruim pode ser morar em uma favela no Rio?

Parecia um sinal de mau agouro de que até chegar ao albergue seria difícil. Depois de duas horas em um trem público instável, rastejando por um Rio congestionado sob céus trovejantes, passamos de táxi em táxi tentando encontrar alguém disposto a guiar até a Rocinha. Parados na chuva com nossas mochilas, chamando táxis que deram uma olhada no endereço rabiscado no meu caderno e foram embora, começamos a perder a esperança.

Já era noite quando alguém finalmente nos pegou. Demorou meia hora para percorrer uma intervalo que poderia ter sido percorrida a pé em dez minutos, portanto o motorista parou muito no limite da favela e se recusou a nos levar mais longe.

Já estávamos no segundo táxi antes de percebermos que o motorista estava bêbado. Ele desviou perigosamente morro supra, ocasionalmente diminuindo a velocidade e abaixando a janela para dar uma olhada nas garotas na rua enquanto passávamos. Felizmente, conseguimos: nos encontramos do lado de fora de um prédio repugnante, meio escondido detrás de uma confusão de prédios de apartamentos e cafés imundos.

ficar em uma favela no rio brasil
A orla da Rocinha. Eu mal tirei fotos porque não queria tirar minha câmera.

Rocinha Hostel

O prédio era velho e desorganizado, sua degradação escondendo-se valentemente detrás de novas camadas de tinta branca. Extremamente fresco – ainda molhado em alguns lugares. Era uma vez que se vários prédios de apartamentos tivessem sido fundidos aleatoriamente em um, e um albergue tivesse surgido em meio ao caos – abrindo suas portas para viajantes desesperados antes mesmo de estar na metade.

Quando fizemos o check-in, eles ainda estavam construindo a recepção. Alguém estava pintando uma parede, e um fluxo metódico de móveis e caixas nos seguiu pela porta, desaparecendo nas vísceras do albergue labiríntico. Era uma vez que chegar à vivenda de alguém no dia da mudança.

Tivemos que esperar três horas para que construíssem nosso quarto. Quando finalmente entramos, ele tinha um cheiro possante de tinta e o guloseima perfume amadeirado de móveis recém-desembrulhados. A caixa para os beliches recém-construídos ainda estava no esquina. A tinta molhada saiu dos meus dedos quando apertei o interruptor.

Pelo menos tivemos sorte com um quarto só para nós, pensei, porque claramente não havia espaço para mais camas naquele pequeno quarto.

Porquê eu estava inverídico…

Vista aérea do Rio de Janeiro, Brasil
A diferença entre a favela da Rocinha, à direita, e a orla mais transcendente do Rio.

3 da manhã chamada para despertar

Tirados do sono às 3 da manhã, acordamos com gritos furiosos e alguém batendo na porta.

Quando tentei responder, a chave quebrou na fechadura recém-pintada, cilada. Lá fora, os gritos e o nutar da maçaneta da porta continuavam. Eu não sabia expressar se estávamos sendo roubados ou expulsos do albergue. Talvez estivessem nos resgatando de um incêndio?

Nossa conversa foi uma recontro de gritos sem sentido, os estranhos gritando em português, nós gritando de volta em inglês. Eles continuaram gritando e batendo na porta. Nós continuamos gritando de volta.

O martelar reverberou pelo albergue. Eventualmente, alguém surgiu de um dos outros dormitórios para fornecer um serviço de tradução sonolento. Demorou um pouco, mas eventualmente, fizemos a pequena plebe no galeria entender que estávamos presos lá dentro.

Logo eles arrombaram a porta!

A próxima coisa que eu soube foi que dois funcionários do albergue estavam no quarto, desempacotando um segundo conjunto de beliches desmontáveis ​​a um pé da minha cabeça e começando a edificar. Dois novos hóspedes — irmãos argentinos na cidade para testemunhar ao seu país nas finais — chegaram no meio da noite e nosso minúsculo dormitório de duas camas estava se tornando um de quatro camas. De traje, no final da nossa estadia de quatro noites na Favela da Rocinha, a equipe do albergue conseguiu, de alguma forma, encaixar um terceiro conjunto de beliches, bloqueando a porta do banheiro e não deixando espaço para zero, exceto resvalar de lado entre um labirinto de camas para chegar à saída.

Ficar na Rocinha Favela Rio Brasil

Favela da Rocinha

Mais tarde, a coisa toda pareceu engraçada. Principalmente quando, no dia seguinte, ouvi rumores circulando sobre arrombamentos, brigas, uma batida de um posse. Na era, foi irritante, mas, olhando para trás, tenho que ser grato por essa ter sido a pior coisa que aconteceu durante os quatro dias em que fiquei em uma favela no Rio.

À luz do dia seguinte, A favela da Rocinha em si não era tão ruim. Era caótico e tingido, e em muitos aspectos muito mais interessante do que os distritos mais luxuosos que exploramos a pé nos próximos dias. As pessoas que conhecemos eram adoráveis. Nossa estadia lá é uma das coisas mais memoráveis ​​da minha viagem ao Brasil em universal!

Onde permanecer na Rocinha Favela Rio

Parece que esse albergue não existe mais, mas outros albergues mais bonitos surgiram na Favela da Rocinha desde a minha visitante. Se você está planejando permanecer em uma favela na sua viagem ao Rio, vá em frente.

Tenha desvelo, obviamente: tranque seus objetos de valor, evite trespassar depois de negrejar – mormente sozinho – e ouça qualquer parecer que a equipe do seu albergue lhe der. Mas esta é uma visão incrível de um lado muito dissemelhante do Rio de Janeiro.

I Stayed in a Favela in Rio – Here’s What Happened!