Travel

Explorando o fiorde de gelo de Ilulissat na Groenlândia – Somente bagagem de mão

Depois de um dia tão incrível explorando Ilhota Disko e Equipamento Sermiaacordamos com vistas do magnífico Fiorde de Gelo de Ilulissat, na Groenlândia.

Não é muito longe (em termos de milhas náuticas), talvez muro de 150 milhas de Eqip Sermia. Isso significa que tivemos muito mais tempo para explorar Ilulissat depois de ancorar.

Agora, o Ilulissat Icefjord é um sítio protegido pela UNESO, e por um bom motivo. Pelo que me lembro, é uma extensão de escoamento glacial, contribuindo com 4% da chuva do mundo. Portanto, porquê você pode imaginar, há muito gelo.

Agora, o que torna a extensão ao volta de Ilulissat ainda mais próprio é que há uma “saliência” glacial ou “repositório” de sedimentos e rochas que impede que muitos dos pedaços glaciais se desprendam e se movam para o oceano desimpedido ao volta da Baía de Disko.

Cruzeiro de expedição para a Groenlândia Disko Bay Ilulissat Icefjord

Para simplificar, icebergs colossais ficam presos na lagoa ao volta de Ilulissat, e você acaba vendo icebergs enormes do tamanho de montanhas, e isso não é excesso. É alucinante e uma espécie de engarrafamento de icebergs.

Portanto, com todas essas informações em mãos, pegamos um embarcação confiável para nos levar até o cais na cidade de Ilulissat.

Cruzeiro de expedição para férias na Groenlândia Ilulissat Icefjord

Ilulissat é uma cidade que, pelos padrões da Groenlândia, é muito grande. Pelos padrões do Reino Unificado ou dos EUA, você a consideraria uma vila grande ou uma cidade pequena.

Cruzeiro de expedição para a Groenlândia Disko Bay Ilulissat Icefjord

Você pode passar uma hora ou mais vagando por Ilulissat, conferindo a icônica igreja vermelha e visitando as lojas locais. Elas vendem tupilak (veja a foto inferior) ou figuras de pedra-sabão, ambas ótimas lembranças da Groenlândia.

No entanto, o principal atrativo de Ilulissat é o Fiorde de Gelo.

Nós tínhamos planejado reservar um passeio de embarcação pelos icebergs em Disko Bay via Albatros Expeditions. No entanto, deixamos para muito tarde para reservar, e todos os lugares já estavam preenchidos. Portanto, depois de chegar em Ilulissat, demos uma volta pela cidade e fomos para Façanha em Ilulissat.

Cruzeiro de expedição para férias na Groenlândia Ilulissat Adventure Tours Ilulissat Icefjord

Esses caras organizam passeios em Ilulissat e Disko Bay e periferia, e eles têm muito para escolher. Nós demos uma passada, e eles estavam imediatamente disponíveis para um passeio privado de RIB no Ilulissat Icefjord na Groenlândia.

Nós aproveitamos a mudança e ficamos muito gratos por eles terem tido disponibilidade de última hora.

Cruzeiro de expedição para a Groenlândia Disko Bay Ilulissat Icefjord

A propósito, o passeio do RIB foi incrível.

Passamos a próxima hora tecendo entre os icebergs colossais, e foi tão severo. Na verdade, tínhamos a lagoa inteira só para nós; era mágico, e as vistas eram simplesmente espetaculares.

Cruzeiro de expedição para férias na Groenlândia Ilulissat Icefjord

Uma vez que você pode ver, os icebergs são absolutamente enormes, logo, naturalmente, você não deve velejar muito perto deles. Enfim, um iceberg em parto ou girando (ou mesmo um rosnador) pode ser muito perigoso dentro do Ilulissat Icefjord na Groenlândia.

O passeio foi heróico, e eu não posso recomendar o Ilulissat Adventure o suficiente. O melhor de tudo é que você pode reservar os passeios deles online se estiver visitando Groenlândiapara que você não tenha que mourejar com o pânico e o estresse que sentimos ao reservar de última hora.

Portanto, com o sol brilhando novamente (tivemos sorte com o clima), caminhamos da extensão do porto de Ilulissat em direção ao Núcleo de Fiorde de Gelo de Ilulissat e calçadão.

Cruzeiro de expedição para férias na Groenlândia Ilulissat Icefjord Ilulissat Icefjord Centre

Agora, o Ilulissat Icefjord Centre parece impressionante, mas não posso expressar que senti que foi o melhor uso deste lindo espaço. Ele tem uma pequena cafeteria (com um ótimo moca) e uma exposição intimista pela qual você paga uma pequena taxa, mas, fora isso, parecia um pouco “perdido”.

Cruzeiro de expedição para a Groenlândia Disko Bay Ilulissat Icefjord Visitor Centre

A propósito, não digo isso de forma negativa; o espaço é lindo, mas não serviu para zero além de tomar um moca e manducar um bolo (ambos estavam ótimos, por sinal).

No entanto, o último (o calçadão) é imperdível.

O Ilulissat Boardwalk cobre o solo protegido ao volta do Ilulissat Icefjord, ajudando a poupar o envolvente originário e a limitar o impacto dos visitantes nesta extensão protegida pela UNESCO. Por esse motivo, você não sai do calçadão até chegar ao mirone com vista para a baía em si.

Cruzeiro de expedição para a Groenlândia Disko Bay Ilulissat Icefjord

Depois de caminhar pela extensão virente, historicamente criada pela geleira, chegamos à costa.

A estirão ao longo do calçadão levou muro de 15 minutos, mas, naturalmente, fomos muito lentos e devoramos cada segundo das vistas ao longo do caminho. No final do calçadão, subimos as escadas de madeira (para onde o calçadão leva). As vistas me atingiram porquê uma parede de tijolos. Os icebergs eram enormes, colossais, na verdade. Eu tive que continuar me lembrando de que os icebergs eram gelo sólido – eles eram porquê montanhas.

Passamos uns bons 45 minutos cá. Sentados nas pedras, observando as vistas e vendo os icebergs alojados no ducto em Disko Bay. Foi hipnotizante e totalmente lindo.

Conforme o termo da tarde se aproximava, caminhamos de volta para Ilulissat e seguimos para o nosso ponto de embarque para pegar nosso Zodiac de volta para Ocean Albatros. O sol ainda estava incrível, logo rapidamente pulamos na extensão do deck de Hotel Hvide Falk. Ainda estava indiferente (muro de 8°C), mas nos agasalhamos e tomamos uma taça de vinho com vista para a Baía de Disko.

Em pouco tempo, era hora de deixar o Ilulissat Icejord na Groenlândia. O tempo passou voando hoje. Portanto, com isso, pegamos o Zodiac de volta para Ocean Albatros e fomos direto para o jantar no restaurante a bordo.

Com a bojo enxurrada, fomos para a leito para ajustar muito cedo para a façanha de amanhã em Itilleq.

Explorando Fiorde Kangerlussuaq e Itilleq na Groenlândia

Confira O melhor da Grã-Bretanha!

Banner de anúncio de livro de viagens da Grã-Bretanha somente para bagagem de mão

Dê uma passada em Nosso ducto no YouTube Para vídeos de viagem!