Travel

Mechelen é porquê uma mini Bruges sem multidões – veja porquê visitar o sigilo mais muito guardado da Bélgica

Eu não tinha nenhuma intenção de tropicar em um lugar novo e fascinante. Eu estava visitando Anne, minha amiga de longa data da faculdade, que morava intermitentemente na Bélgica havia duas décadas. Meu marido, David, queria passar o dia em Antuérpia, exclusivamente para fazer um tanto (e provar uma cerveja belga), mas Anne achou que era muito longe e impaciente. “Vamos para Mechelen”, disse ela. “É porquê uma mini Bruges, sem turistas.” Fiquei intrigado.

Mechelen fica a exclusivamente 30 minutos de Bruxelas e Antuérpia, no coração de Flandres, a região setentrião da Bélgica de língua holandesa. Fizemos uma rápida viagem de trem saindo da morada de Anne, em um vilarejo nos periferia de Bruxelas, e notamos vários padres a bordo. “Estranho”, disse Anne. “Embora a Bélgica seja católica, nunca vi padres num comboio.”

bbsferrari/Getty Images

A uma curta passeio da estação ferroviária, mergulhamos numa impressionante pintura medieval. Ruas de paralelepípedos serpenteavam por um labirinto de antigos edifícios de pedra e, ao longe, erguia-se a torre gótica de uma catedral medieval. A minha primeira sentimento foi que Mechelen devia ser uma cidade muito importante, e descobri que era.

No início do século XVI, a cidade reinou porquê capital dos Países Baixos (Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo) sob a Rainha Margarida da Áustria. O seu luxuoso palácio em Mechelen, com a sua fantástica livraria, é considerado o primeiro prédio de estilo renascentista no setentrião da Europa – é agora um tribunal. Depois da sua morte em 1530, a capital foi transferida para Bruxelas, enquanto os Países Baixos se separaram e criaram a sua própria capital em Amesterdão. Mas durante o seu culminância, Mechelen prosperou com um lucrativo transacção de tecidos e desfrutou de uma rica vida cultural nas artes e na música.

Os domingos são geralmente tranquilos na maioria das cidades europeias, mas o meio da cidade fervilhava de gente. “É o Braderie!” disse Ana. Os mercados ocorrem todos os sábados na cidade, mas duas vezes por ano – incluindo o dia da nossa visitante – é realizada uma feira, onde os lojistas montam mesas em frente às suas boutiques e os vendedores de além de Mechelen vendem em barracas espalhadas. Ainda era cedo, por volta das 10h, logo os vendedores estavam exclusivamente arrumando mesas cheias de chapéus e cachecóis feitos à mão, pilhas de queijos, antiguidades e lindas rendas pelas quais a Bélgica é tão famosa.

Barbara Noe Kennedy/Viagem + Lazer

Passeamos por lojas, uma igreja gótica ou barroca posteriormente a outra, e pela De Brusselpoort do século XIII, o último remanescente dos 12 portais em forma de fortaleza da cidade. Além desdobrou-se o vasto, exclusivamente para pedestres Mercado Grote, a grande rossio do mercado de Mechelen que abriga mercados ao ar livre desde 1200. Ofuscando a rossio, o gótico Catedral de São Rumbold foi construído entre 1200 e 1520 para acoitar os sobras mortais do santo lugar Rumbold, que, no século VI, converteu tribos alemãs pagãs ao cristianismo. St. Rumbold's estava destinada a ser a igreja mais subida do mundo até que os fundos acabassem antes que uma torre de 252 pés pudesse ser concluída. O atual sobe “exclusivamente” 319 pés.

Corinne Poleij/Getty Images

A Câmara Municipal, usada porquê salão de tecidos no século XIV, fica em frente, enquanto edifícios renascentistas e rococó do século XVIII, muitos deles pitorescos com os seus telhados belgas de duas águas, completam a impressionante exposição arquitectónica. Mas nem tudo é história: vários cafés circundam a rossio, onde as pessoas passeavam, aproveitando o vasqueiro dia ensolarado de setembro.

“Vamos tomar um moca”, disse David.

“Cá não”, disse Anne. “Me siga.”

Atravessamos a rua em frente à igreja e Anne nos levou a um moca escondido, com ambientes internos e externos, chamado Kuub. Bebemos cappuccinos e compartilhamos um “Plankje met Brouwerskaas & Gouda” (tábua com queijo de cerveja e gouda) – essencialmente dois enormes pedaços de queijo estilo holandês que, para leste amante de queijo, foi um gostinho do paraíso.

Barbara Noe Kennedy/Viagem + Lazer

Próximo rumo: Cervejaria Het Anker, uma das cervejarias mais famosas da Bélgica. Novamente em movimento, passamos pela ingresso principal de St. Rumbold's, isolada por seguranças. Uma povo muito vestida reuniu-se diante das portas grandiosas, mas fechadas, da igreja.

“O que está acontecendo?” Anne perguntou a uma das sentinelas em flamengo.

“O novo padre está sendo ordenado”, disse ele.

Isso explica os padres no trem, embora, na estação, não percebêssemos a valia daquilo. Mais tarde li que o Rei Philippe da Bélgica e a Rainha Mathilde estiveram presentes na ordenamento do novo Vigário da Arquidiocese de Mechelen-Bruxelas Luc Terlindenque havia sido selecionado pelo próprio Papa Francisco.

imagens sedmak/Getty

Não íamos entrar na igreja para subir sua escadaria sinuosa de 500 degraus até uma esplêndido passarela que oferece vistas de 360 ​​graus, muito menos para ver a ordenamento. Caminhamos por mais ruas de paralelepípedos, onde, na Merodestraat, encontramos o velho Seminário Maior (hoje Núcleo Pastoral Diocesano). Enxames de sacerdotes vestidos com túnicas douradas e creme cintilantes, mitras elegantes e toucados saíam pelas portas duplas e desfilavam pela rua. Eles sorriram e acenaram para nós enquanto se dirigiam para a ordenamento porquê convidados.

Entramos em um bairro de ruas de paralelepípedos ainda menores, casas antigas com venezianas e pátios floridos – o Groot Begijnhof (Grande Béguinage), disse Anne. É onde as religiosas leigas viviam na comunidade sem fazer votos. Eles eram autossuficientes, com padarias, centros de atendimento e igrejas. Hoje, as casas pitorescas são propriedade privada de moradores sortudos que mantêm belos jardins de rosas e gerânios.

Walencienne/Getty Images

Além do Grande Beguinage, encontramos Het Anker, que remonta a 1369 e provavelmente foi fundada por monges, porquê muitas das cervejarias belgas. Sua famosa cerveja Goudon Carolus leva o nome de Carlos V, o Sacro Imperador Romano, que passou seus anos de formação em Mechelen. David decidiu fazer o tour completo de 90 minutos pela cervejaria (não importa que fosse em flamengo, que ele não fala; eles oferecem tours em inglês, mas não hoje), enquanto Anne e eu vagamos mais um pouco, colocando o papo em dia.

O cenário tornou-se mais parecido com o de Bruges quando cruzamos uma ponte sobre o pitoresco rio Dijle e caminhamos ao longo do Haverwerf (Oats Wharf), onde os grãos eram comercializados já no século XIV. Restam três fachadas impressionantes de casas comerciais medievais; o meio, chamado de Little Devils (você pode ver esculturas de pequenos demônios), é um vasqueiro sobrevivente da arquitetura com frente de madeira do século XVI.

Imladris01/Getty Images

Do outro lado de outra ponte e descendo outra rua antiga, Anne mergulhou na frente Art Déco do De Gouden Vis (o Peixe Dourado). Eu o segui, admirando o bar de madeira clara e as janelas panorâmicas deste movimentado moca, atraído pelo sublime deck nos fundos com vista para o Dijle.

Sentamo-nos para um {aperitivo} – ambos pedindo Kriek Lindemans, uma cerveja de frutas com grave texto de álcool e rica em cerejas que os belgas fazem tão muito, acompanhada de batatas fritas (tanto para o almoço). Ficamos uma hora, uma hora e meia – quem sabe? O tempo era irrelevante neste cenário atemporal, com o sol brilhando, os praticantes de stand up paddle e os barcos de excursão passando e as palavras flamengas flutuando por toda secção.

Imagens autênticas do fotógrafo gettysteph/Getty Images

Por término, voltamos para Het Anker para nos encontrarmos com o parceiro de David e Anne – e, finalmente, para uma degustação de cerveja. Eu experimentei a “Bandeira Belga”, doses de 150 ml de três variedades de Gouden Carolus que representavam as cores da bandeira: Classic escuro, Tripel dourado e Ambrio avermelhado. Assim porquê o primeiro gole do Classic com caramelo me atormentou, David juntou-se nós, entusiasmados. Ele disse que não entendia muito do passeio, embora tivesse aprendido uma coisa: a cerveja não era feita por monges, mas por freiras!

Freiras de um convento de Mechelen criaram o Hospice de Beaune em 1596, fabricando cerveja para tratar seus pacientes (já que a chuva lugar era muito perigosa). Louis van Breedom, fundador da Het Anker, comprou o prédio das freiras em 1865, batizando a cervejaria em homenagem a Jan in Den Anker, o primeiro malteador de Mechelen, e pelo papel que suas cervejas desempenharam em “ancorar a espírito”.

Para jantar, nós quatro fomos até o velho Vismarkt (mercado de peixe), uma rossio histórica que Anne e eu havíamos visto anteriormente, onde vários restaurantes ao ar livre acenavam com Moselen (mexilhões), fritas (Batatas fritas (batatas fritas) – que foram inventadas na Bélgica, aliás) e vistas à praia. Nós escolhemos Tábua lugar e toque, acomodando-se em uma mesa muito na rossio. Enquanto fazíamos um brinde, com os nossos copos a chocalhar de alegria por desvendar esta joia pouco conhecida da Flandres, percebi que ainda não tínhamos chegado aos muitos museus, parques ou à famosa livraria pública de Mechelen, que ocupavam as ruínas de um mosteiro barroco. Próxima vez!