Travel

Sou um sobrevivente de cancro de próstata que vive com pancreatite — mas não deixo que isso diminua minha paixão por viagens

Para a poste Traveling As da Travel + Leisure, estamos falando com viajantes sobre porquê é explorar o mundo por meio de suas perspectivas únicas. Conversamos com Michael Cohen, que trabalha para Grupo Teatral Disney. Além de viajar com pancreatite aguda, ele também enfrentou recentemente um diagnóstico de cancro de próstata. Mas ele nunca deixou que seus desafios médicos o impedissem de ver o mundo. Cá está sua história…

Crescendo em Long Island, fiquei protegido a maior segmento da minha vida. Viajamos quando eu era moço — principalmente para o Caribe, Porto Rico e Bahamas. Quando eu estava no ensino médio, uma amiga estava estudando no exterior em Londres, e eu fui visitá-la. Isso realmente abriu meus olhos para a vida além de Greenlawn, Novidade York, e as viagens que fiz com minha família.

Só muitos anos depois, depois de me formar na faculdade, tive a oportunidade de viajar internacionalmente novamente e, desde logo, não consegui parar.

Mas, do zero, em 1998, tive a dor mais excruciante que já senti. Fui ao pronto-socorro e fui diagnosticado com pancreatite aguda. Eu não sabia o que era, mas meu irmão estava na faculdade de medicina na idade e explicou que é uma inflamação do pâncreas. A dor, ele me disse, vem do inchaço do pâncreas e do resíduo de amilase e lipase na fluente sanguínea. A única maneira de retificá-la é não se envolver com seu sistema estomacal. Logo, zero de manducar ou tomar, e você é disposto em uma intravenosa para evitar a desidratação.

Esse foi meu primeiro ataque de pancreatite. Fui hospitalizado quase 15 vezes desde logo. Minha pancreatite aguda é idiopática, o que significa que não há pretexto conhecida para meus ataques aleatórios. Não os sinto chegando; é porquê uma bomba-relógio.

Eu controlo minha dieta com víveres de baixa gordura e evito gorduras saturadas. Eu também não bebo álcool poderoso. Eu tomo vinho de vez em quando — uma das minhas grandes alegrias na vida — mas isso não parece ser a raiz do problema.

Cortesia de Michael Cohen

Em dezembro de 2015, fiz um cruzeiro com minha melhor amiga, Moni Veluz, e dois casais. Era véspera de Natal, estávamos jantando e eu estava me sentindo ótima. Na manhã seguinte, estávamos em Cartagena e comecei a me sentir um pouco mal. Moni estava saindo para uma excursão sozinha, logo fui com uma das mulheres em um passeio de charrete pela Cidade Velha. Enquanto subíamos e descíamos nas ruas de paralelepípedos, eu estava com muita dor. Deixei-a lá e corri quando vi um táxi.

Voltei para a enfermaria do navio. Pensei, se isso é um ataque de pancreatite, vou permanecer cá e evitar manducar por alguns dias. Mas o médico do navio disse: “Não, os comissários estão arrumando sua cabine enquanto falamos e estamos enviando você para uma clínica imediatamente.”

Comecei a chorar. Eu não falava a língua e não conseguia falar com meu melhor camarada porque era 2015 e ainda dependíamos de Wi-Fi internacionalmente. Logo, liguei para minha família e contei o que estava acontecendo. Fui disposto em uma versão fusca de uma ambulância.

Um tempo depois, meu telefone começou a vibrar com mensagens de texto de Moni, que havia embarcado no navio. A boa notícia era que o navio da Norwegian Cruise Line em que estávamos sabia que deveria vincular para um par da Califórnia que morava em Cartagena e administrava uma organização sem fins lucrativos. Eles me encontraram na clínica e puderam ajudar com as traduções. Esse par gentilmente abre mão de seu tempo quando há um passageiro doente que não é da região. Eles vinham todos os dias para estar ao meu lado e me ajudaram a superar isso.

Acabei ficando na clínica por uma semana. Quando tenho ataques de pancreatite, os níveis de amilase e lipase geralmente diminuem rapidamente, mas não dessa vez. A média é de quatro a cinco noites, com a mais longa sendo seis noites quando aconteceu no meu natalício, dois anos detrás.

Não há nenhuma indicação de que um ataque esteja prestes a suceder. Eu poderia estar muito durante o dia e combinar no meio da noite com uma dor excruciante. Tento tirar essa teoria da cabeça e faço o meu melhor para manter a dieta e não dar ao meu corpo uma razão para que isso aconteça. Mas isso vai suceder pelo resto da minha vida.

Se estou viajando internamente e isso acontece, é administrável, mas sou mais melindroso em ir para o exterior. Pesquiso hospitais e considero as instalações médicas do fado. Alguns anos detrás, fui para uma ilhéu remota nas Filipinas, logo tive que procurar um MedEvac, caso precisasse. Pessoas morreram de pancreatite — não é isento de riscos — mas tento não me assustar.

Cortesia de Michael Cohen

Mas eu tenho que viajar — é minha paixão. Não podemos saber o que o amanhã vai trazer, logo eu me mantenho informado. Eu tento não viajar mais sozinho. Eu até paguei para amigos que não têm recursos para virem comigo, só para eu ter aquele nível de conforto de ter alguém lá.

Separadamente, logo antes da pandemia atingir em fevereiro de 2020, meu galeno universal começou a notar que meus níveis de antígeno prostático específico (PSA) estavam aumentando. Isso é um indicador para cancro de próstataou próstatas aumentadas. Ele me encorajou a consultar um urologista e fazer uma biópsia por pretexto do risco de cancro.

Simples que a pandemia chegou, logo não consegui fazer uma até o inverno daquele ano. Enquanto esperava pelos resultados, recebi uma relação dizendo que eles bagunçaram os slides e fizeram os testes errados, logo não havia zero ilativo. Você tem que espaçar as biópsias, pois é aventuroso em termos de infecção, logo esperei. Acabou sendo 2022 quando fiz a segunda biópsia. Eu tinha uma viagem para Madri planejada para dois dias depois, logo fui para a Espanha e peguei os resultados enquanto estava no meu quarto de hotel.

Abri, mas não tinha certeza do que a informação significava. Enviei os resultados para meu irmão, que ligou e me disse para sentar. Ele disse que parecia cancro. Naquela noite, meu irmão, o urologista e eu conversamos no Zoom. O médico disse que não havia pressa imediata, mas é um cancro intermediário, logo terminei meu trabalho em um dia e voei de volta mais cedo.

Tive que determinar entre uma prostatectomia radical, que significa retirar o órgão inteiro, e radiação. O médico me disse que não era generalidade alguém na filete dos 50 anos ter cancro de próstata, pelo menos não nesse nível. Acabei decidindo por uma prostatectomia radical em março de 2023. Isso envolveu uma medicação vocal e, em seguida a cirurgia, uma vez curada, outros tipos de terapias. Outrossim, precisei de injeções em uma superfície muito sensível pelo menos três vezes por semana.

Depois de um evidente tempo, meu corpo ainda não estava respondendo ao tratamento. Foi quando fui diagnosticado com uma requisito chamada vazamento venoso. A única solução foi considerar um implante, um prótese. Demorou um pouco para eu concordar essa teoria. Finalmente, eu disse, sou jovem e quero me sentir o mais normal provável, logo decidi fazer a cirurgia.

Uma semana antes da data, meu pai morreu. Aproveitei o tempo para lamentar e adiei a cirurgia em uma semana. Isso acabou sendo ainda mais doloroso, com um período de recuperação mais longo do que a cirurgia do cancro. Eu não conseguia marchar, não conseguia fazer zero. Senti dor todos os dias por mais de dois meses.

Cortesia de Michael Cohen

No meio disso, eu estava planejando uma viagem de duas semanas por cinco cidades para festejar o 30º natalício da Disney na Broadway. Três dias antes da partida, eu estava duvidando se conseguiria viajar, mas meu encarregado maravilhoso me ajudou a fazer dar evidente.

Acabou sendo uma catarse completa para mim — cada passo do caminho, até mesmo entrar no sege para JFK, pousar em cada cidade e nossas agendas robustas. Eu trouxe roupas confortáveis ​​para ajudar com qualquer desconforto e sentei o supremo que pude.

Eu estava viajando com um ótimo grupo de pessoas, incluindo Michael James Scott, que interpreta o Gênio no filme da Disney. Aladim na Broadway, assim porquê meus colegas do Disney Theatrical Group e Bom dia AméricaConhecemos atores internacionais em todas as nossas produções em Paris, Londres, Hamburgo, Tóquio e Madri.

Mas aqueles momentos no meio também foram um delícia. Eu experimentei a cultura por meio da comida, do vinho e das compras. No final, até tirei uma semana extra para viajar pelo Japão. Isso me deu crédito de que eu poderia voltar a viajar por mim mesmo.

Finalmente estou do outro lado, e estou livre do cancro desde a prostatectomia radical. As coisas estão voltando ao normal com a prótese. Agora, faço exames de sangue a cada seis meses para verificar meus níveis de PSA.

Esta é a vida. Todos nós temos obstáculos. Relativamente falando, o que passei é administrável. Há outros que enfrentam sérios desafios que os impedem de viajar completamente. Tenho enorme empatia e sou inspirado por eles.

Sei que sou privilegiada além da conta e sou grata por ter essas experiências de viagem enquanto sou jovem e traste. Quando você tem problemas de saúde, a questão de saber se você pode trespassar para o mundo novamente surge na sua cabeça. Sinto que consigo respirar da maneira mais catártica quando estou no exterior — é onde meu coração está.