Travel

Uma vez que um agente de viagens ajudou a transformar minhas férias em família no Vietnã em uma viagem espetacular

Eu não pretendia contratar uma escritório de viagens vietnamita para planejar nossa façanha familiar de três semanas. Na verdade, quando a escritório perguntou se poderiam produzir um trajecto para a nossa viagem ao Vietname além de uma única viagem, zombei.

“De jeito nenhum, eu sempre faço meus próprios arranjos”, pensei.

Mas acabei concordando de qualquer maneira, curioso para ver o que eles achavam que uma família americana gostaria de fazer ao visitar o Vietnã. Pensei em pegar as ideias deles e reservar tudo por conta própria, mas quando vi o trajecto do passeio personalizado com motoristas particulares e guias turísticos, visitas a locais exclusivos para moradores locais e um preço com tudo incluído chocantemente ordinário para minha carteira norte-americana, eles foram contratados.

Quando eu estava começando a planejar uma viagem em família ao Vietnã, mandei uma mensagem para minha amiga Andrea Fleming. Fleming, que mora em Hanói e é mentor escolar na escola internacional de lá, respondeu imediatamente com um memorando de voz de 10 minutos, dizendo-me enfaticamente em fevereiro que eu tinha que reservar nosso cruzeiro de junho na Baía de Ha Long imediatamente porque os navios venderia. Ela recomendou a Blue Asia Tours, a escritório que todos os professores internacionais locais usam em suas viagens. Quando lhe enviei o trajecto proposto para toda a nossa viagem antes de nos comprometermos com ela, Andrea me garantiu que o preço era justo e que veríamos mais do país em três semanas do que ela viu depois de morar lá por três anos.

Ariel Frager/Viagem + Lazer

Entre o momento em que fiz o repositório e nossos voos, eu não tinha certeza do que fazer, pois nossa viagem já estava planejada. Estou plenamente consciente dos meus problemas de controle, portanto desistir voluntariamente do meu poder de encaminhar nossa viagem exigiu uma restrição que eu não sabia que tinha.

Minha correspondência por e-mail com Quang Hòa, proprietário da Blue Asia Tours, aprimorou nosso trajecto. Queríamos caminhar pelas terras altas de Sapa, portanto Quang, que insistiu que eu o chamasse de Sr. Lucas, acrescentou alguns dias no extremo setentrião. Depois de conversar com um colega que havia pretérito a lua de mel no Vietnã, trocamos nosso tempo na praia médio de festas de Nha Trang pela Phu Quoc, mais familiar, uma ilhota vietnamita no Golfo da Tailândia. Eu queria aprender mais sobre a Guerra do Vietnã, portanto adicionamos passeios pelo Delta do Mekong e pelos túneis de Cu Chi, no sul. Co-criar a viagem com a Blue Asia ajudou a desapoquentar um pouco minha sofreguidão.

Imediatamente posteriormente o último dia de lição, nossa família de três pessoas – eu, meu marido e nosso rebento de 11 anos – desembarcou na úmida e úmida Hanói. Um pouco delirantes de viagem depois de 24 horas em movimento, saímos cambaleantes do aeroporto e encontramos um motorista muito vestido segurando uma placa com meu nome. Eu me senti uma vez que uma estrela do rock. O motorista pegou nossas malas e nos conduziu pelo trânsito congestionado da cidade até nossas acomodações quatro estrelas no bairro velho. Imediatamente posteriormente me conectar ao Wi-Fi, meu WhatsApp fez um ping e nosso contato, Hồng Nguyễn da Blue Asia, nos deu as boas-vindas ao Vietnã e pediu para se encontrar conosco para revisar o trajecto no final da tarde.

Depois de banhos rápidos, caminhamos pelo bairro velho. Sentimos a vigor vibrante da população de 5,2 milhões de pessoas percorrendo as ruas movimentadas. Apresentar nosso rebento à Ásia foi um grande impulso para nossa viagem. Ele é um garoto muito viajado, e achei que o verão antes da sexta série seria o momento perfeito para ele vivenciar uma cultura muito dissemelhante da nossa.

Embora ele estivesse entusiasmado por estar lá, minha mãe-radar me disse que a comida era fundamental. Nosso passeio ainda não havia começado, portanto estávamos sozinhos para almoçar. Estava muito quente e estávamos todos cansados ​​e não conseguíamos determinar onde consumir. A pendência começou lentamente enquanto líamos os menus e, embora fôssemos chamados por muitos servidores, simplesmente não conseguíamos determinar. Finalmente, notamos uma loja cơm gà hải nam enxurrada de clientes locais. Estávamos familiarizados com o prato tradicional de frango e arroz, e nosso mau humor diminuía a cada mordida. Nossa intrépida família voltou ao hotel muito a tempo de saber Hồng, de quem nome em inglês significa Rosie.

Contei a Rosie que, quando vi pela primeira vez nosso trajecto de um dia lotado, fiquei um pouco preocupado com a possibilidade de estarmos ocupados demais para aproveitar ao sumo o Vietnã. Rosie me garantiu que nos divertiríamos muito e disse que eu poderia mandar uma mensagem para ela a qualquer momento.

Ariel Frager/Viagem + Lazer

Eu não sabia o que esperar da nossa viagem. Já tinha viajado pelo Sudeste Asiático antes, mas as nuances da compreensão do Vietname depois da Guerra Americana (uma vez que os vietnamitas lhe chamam) e agora da era pós-pandemia ainda estavam por resolver. À medida que me acomodei no ritmo de estar na estrada, comecei a relaxar no processo de ser desvelo. Por não consultar meu telefone o tempo todo sobre o que deveríamos fazer a seguir, fiquei mais presente em cada momento delicioso.

Meu rebento e eu caminhamos pelos campos de arroz na região montanhosa do setentrião, meu marido foi marginalizado por um ataque de curta duração de intoxicação cevar. Nossa guia H'mong Sung, membro de uma das 54 minorias étnicas do Vietnã, que a escritório contratou para nos ensinar sobre sua cultura e nos apresentar sua terreno natal nas montanhas Hoang Lien Son, nos guiou com destreza por terrenos íngremes e lamacentos em meio a tempestades torrenciais. Parei frequentemente em nossa passeio de 11 quilômetros, meu queixo caiu enquanto absorvia a formosura e a precisão dos campos de arroz em socalcos.

Quando finalmente chegamos à nossa morada de família na vila nas montanhas, meu marido estava nos esperando. Ele disse que os sorrisos em nossos rostos, apesar de encharcados, iluminaram o firmamento encharcado de chuva.

Ariel Frager/Viagem + Lazer

À medida que seguíamos o caminho do viajante de setentrião a sul, fizemos atividades fortemente turísticas, uma vez que ver a um show de marionetes de chuva em Hanói e desejar velas gratuitas no rio Thu Bon em Hoi An, e coisas menos modernas uma vez que tomando banho de lodo em uma caverna escura no Parque Vernáculo de Phong Nha. As brigas intrafamiliares alimentadas pela inópia cessaram porque muitas refeições foram incluídas em nosso passeio; nenhuma decisão foi necessária. Motoristas particulares cuidavam de nossa bagagem nos dias de viagem que incluíam passeios em rota, completos com guias que falam inglês. Um domingo, enquanto viajávamos da cidade imperial de Hue para Hoi An, nosso motorista nos levou ao Dream Spring, um sítio para nadar espargido localmente. Ficamos gratos por compartilhar as águas cristalinas e o sítio secreto do piquenique de domingo com as famílias locais.

Tapume de dois terços da nossa viagem, enquanto nós três estávamos festejando com mais um almoço saboroso, percebi por que estava fazendo a melhor viagem de todas: não precisava tomar nenhuma decisão. Rosie me mandou uma mensagem dizendo que horas teríamos que encontrar nosso motorista no saguão todas as manhãs e fomos embora. Eu não tive que fazer zero. Sem telefonemas, sem e-mails, sem verificar o status de nossas reservas. Tudo o que precisávamos fazer era chegar na hora certa no saguão do hotel. Unicamente fluímos pelo Vietnã, confiando na Ásia Azul e aproveitando os momentos em vez de controlá-los. Acontece que não ter que tomar nenhuma decisão foi a melhor decisão de viagem que já tomei.