Travel

Visitando o Mar Morto na Jordânia e também o Monte Nebo, Madaba e o Fortaleza de Shobak – Somente bagagem de mão

Depois nosso primeiro dia explorando o vetusto Reino perdido de Petra na Jordânia (veja também nosso segundo post cá de quando visitamos o vetusto Mosteiro em Petra), decidimos passar o dia seguinte explorando ainda mais Jordânia aventurando-se em direção ao setentrião em direção ao Mar Morto.

Só que, em vez de simplesmente ir direto para lá, decidimos pegar uma rota um pouco sinuosa e parar em alguns lugares incríveis ao longo do caminho.

Para nos locomovermos, contratamos um motorista através do nosso hotel, pois essa parecia a opção mais sensata.

O preço era muito razoável e, outrossim, nossa amiga Georgia estava conosco, o que significava que os custos seriam divididos entre os 3, portanto, até mesmo financeiramente, fazia mais sentido do que tentar desvendar outra maneira de se locomover.

Começamos no Fortaleza de Shobak, que não fica muito longe de Wadi Musa.

Visitando o Mar Morto na Jordânia e também o Monte Nebo, Madaba e o Castelo de Shobak

Wadi Musa, a propósito, é a cidade onde Petra é.

O Fortaleza de Shobak também é espargido uma vez que Montreal e remonta ao ano de 1115, portanto é um sítio histórico incrível para visitar na Jordânia.

Não ficamos muito tempo lá antes de seguirmos para nossa próxima paragem, a cidade de Madaba.

O que estávamos procurando especificamente em Madaba é um famoso planta em mosaico, apropriadamente chamado de “Planta de Madaba”, que está localizado na igreja de São Jorge.

O planta de Madaba retrata o que hoje é a Jordânia e os países ao volta dela, sendo um dos mapas mais antigos a fazer isso.

Ela remonta ao ano 542, o que a torna com quase 1.500 anos de idade, portanto, compreensivelmente, ela reflete uma vez que a dimensão era naquela idade e não uma vez que ela é hoje em dia.

Saindo de Madaba, seguimos mais para o setentrião, até o Monte Nebo, mencionado na Bíblia uma vez que o lugar onde Moisés viu a terreno prometida.

O Monte Nebo também é onde Moisés morreu, tornando leste sítio um importante sítio de romaria para cristãos, muçulmanos e judeus do mundo todo.

Em dias claros, é provável enxergar Israel, a Palestina e também o Mar Morto do Monte Nebo.

Agora, no topo do Monte Nebo, você encontrará Syagha ou Siyagha (dependendo de com quem você falar), que abriga as ruínas de uma igreja bizantina.

Esta é uma das coisas que você pode perder quando estiver cá, pois há esses mosaicos incrivelmente antigos adornando as paredes da igreja.

Acredita-se que esta igreja tenha existido desde o ano 394 e é outro importante ponto histórico para visitar na Jordânia.

Continuando dali, seguimos para o Mar Morto e é realmente uma sensação surreal quando você pisa na chuva lá.

Para quem não sabe, o Mar Morto é um dos pontos mais baixos da Terreno e a teoria atual sobre sua formação (em termos simples) é que ele costumava fazer segmento do oceano, mas acabou sendo solitário devido à atividade tectônica.

Com o tempo, ele evaporou, tornando-se cada vez mais salso (a chuva evapora sem nenhum sal) e agora é quase 10 vezes mais salso que o oceano.

Essa salinidade é o motivo pelo qual você consegue flutuar cá sem fazer nenhum esforço.

Outra coisa famosa cá é a limo que você obtém do Mar Morto.

Dizem que é muito bom para a pele e, para ser sincero, é isso que realmente acontece quando você o usa.

Porquê se sua pele estivesse visivelmente mais macia.

É compreensível que agora haja uma enorme demanda por essa limo no mundo todo.

Deixando o Mar Morto, começamos a retornar para Petra, mas por uma rota dissemelhante daquela por onde chegamos, viajando dessa vez ao longo da costa do Mar Morto.

A paisagem ao longo do caminho é absolutamente fascinante e tivemos que transpor do coche várias vezes só para parar e respeitar tudo recta.

E a viagem de volta ficou ainda mais peculiar quando o sol se pôs e, em pouco tempo, estávamos de volta a Petra, prontos para finalmente visitar esta antiga cidade perdida à noite.

À noite, o lugar é literalmente chamado de Petra e há uma apresentação à luz de velas e tudo mais.

Vou compartilhar tudo isso no próximo post – incluindo nossa visitante ao talvez menos espargido 'Pequena Petra'.

Confira O melhor da Grã-Bretanha!

Banner de anúncio de livro de viagens da Grã-Bretanha somente para bagagem de mão

Confira nosso ducto no YouTube para vídeos de viagem!